Seus olhos estão lacrimejando com frequência e você não entende por quê?
Saiba que você pode estar com obstrução nas vias lacrimais, motivo que leva as pessoas a procurarem os consultórios médicos e que representa cerca de 5% das consultas oftalmológicas.
Quer descobrir o que são as vias lacrimais, suas funcionalidades, problemas que as afetam e os principais tratamentos?
Então, convido você a continuar a leitura deste artigo para descobrir.
Você sabia que a lágrima é uma solução aquosa composta por sais minerais, proteínas e gorduras?
As glândulas lacrimais são responsáveis por fornecer constantemente essa gotinha tão preciosa para a manutenção da saúde dos olhos.
E por que a lágrima é tão importante?
Ela tem a função de manter os olhos livres de infecções e protegidos de partículas estranhas e de substâncias irritantes.
Por isso, quando entra algum fragmento indesejado nos olhos, imediatamente, ocorre uma maior produção de lágrimas na intenção de expulsar esse corpo estranho e proteger o globo ocular.
Ou seja, quando o olho pisca, esse fluido aquoso se espalha por toda a superfície, mantendo-a sempre úmida e protegida.
O que são as vias lacrimais e quais as suas funcionalidades?
As vias lacrimais são as estruturas responsáveis pelo escoamento da lágrima.
Em outras palavras, a drenagem da lágrima começa nos pontos lacrimais, localizados no canto interno das pálpebras, e finaliza dentro do nariz.
Esse fluido é drenado através do saco lacrimal, camada que interliga o canal ao nariz e a garganta.
Em algum momento, já aconteceu de você chorar e sentir um gosto salgado na boca?
Isso acontece devido à interconexão do saco lacrimal com o nariz e a garganta.
Qual o principal problema que as afetam?
As vias lacrimais podem ficar obstruídas, impedindo o curso normal da lágrima, ou seja, dos olhos ao nariz e à garganta.
Esse problema é bastante comum, principalmente, em recém-nascidos e crianças com até três anos.
Além disso, também pode afetar adultos, sobretudo, aqueles com mais de 50 anos.
Dessa forma, a obstrução das vias lacrimais pode ser congênita ou adquirida.
A obstrução do canal nasolacrimal é uma doença que afeta cerca de 20% dos recém-nascidos, sendo a principal e mais frequente causa do lacrimejar constante (epífora).
Ou seja, com as vias lacrimais obstruídas, os cílios dos bebês estarão constantemente molhados.
Ainda não existe um consenso na medicina oftalmológica sobre o que causa a obstrução das vias lacrimais.
Porém, podemos listar como os principais sintomas dessa patologia:
- Secreção ocular;
- Lacrimejamento excessivo (epífora);
- Visão borrada;
- Olhos grudados ao acordar;
- Pequena bolsa próxima ao nariz;
- Infecções frequentes do saco lacrimal.
Esses sintomas são comumente confundidos com a conjuntivite crônica.
Porém, vale ressaltar que, quando há obstrução das vias lacrimais, não há inchaço ou vermelhidão nos olhos como acontece com outras infecções.
Por isso, ao sentir qualquer desconforto na região ocular, não se automedique.
Procure, primeiramente, um médico oftalmologista e faça uma avaliação.
A Olhar Prime conta com os melhores especialistas do mercado para cuidar de você.
Quais os tratamentos para quem sofre desse problema?
A desobstrução das vias lacrimais em bebês costuma acontecer de forma natural até o primeiro ano de vida, sem qualquer tipo de intervenção cirúrgica.
Porém, com a orientação de um médico oftalmologista, é possível massagear a região lacrimal do bebê e estimular a ruptura da membrana.
Caso não aconteça o rompimento espontâneo, será preciso buscar ajuda de um médico especialista para desobstruir o canal.
Nesse sentido, o processo de sondagem das vias lacrimais é indicado para possibilitar a abertura do canal nasolacrimal, mantendo-o aberto durante todo o período de cicatrização.
Entretanto, quando esse tratamento não apresenta resultados eficazes, é necessário realizar a cirurgia de dacriocistorrinostomia, também indicada para adultos com a mesma obstrução.
A dacriocistorrinostomia convencional é um procedimento cirúrgico que corrige a obstrução das vias lacrimais, criando um novo caminho de escoamento da lágrima entre o saco lacrimal e a cavidade nasal.
Em outras palavras, essa é uma cirurgia externa realizada a partir de uma incisão na base do nariz, deixando uma pequena cicatriz.
Já a dacriocistorrinostomia endoscópica realiza a desobstrução das vias lacrimais por meio de vídeo, com uso de fibra óptica.
Na operação é colocada uma sonda de silicone no novo canal lacrimal, permitindo a cicatrização, porém com o canal das vias lacrimais aberto.
Comparada à técnica convencional, a dacriocistorrinostomia endoscópica não necessita de pontos e curativos no local, além de o paciente receber alta no mesmo dia.
Portanto, o processo de recuperação é muito mais rápido e menos doloroso, além do nariz não ficar inchado após o procedimento cirúrgico nem com cicatrizes.
O diagnóstico precoce de obstrução das vias lacrimais ajuda a evitar problemas de saúde mais sérios, como inflamações e infecções oculares, já que sem a lubrificação adequada os olhos ficam mais suscetíveis a irritações e ao aparecimento de doenças.
A dacriocistite aguda é uma delas.
Uma infecção no saco lacrimal provocada pela falta de drenagem da lágrima.
Em outras palavras, quando ocorre a infecção no saco lacrimal, a lágrima não consegue ser drenada, formando um ambiente favorável ao desenvolvimento e proliferação de bactérias.
Nesse caso, a dacriocistite aguda provoca dor, calor local, vermelhidão no globo ocular, além de muita secreção nos olhos.
Para realizar a desobstrução das vias lacrimais, primeiramente, é necessário realizar o tratamento da infecção com antibióticos para, posteriormente, fazer a cirurgia.
Portanto, para garantir um tratamento assertivo, procure sempre um médico oftalmologista especialista em vias lacrimais para avaliar o seu caso em particular e aumente as suas chances de recuperação.
A Olhar Prime é referência no tratamento de doenças oftalmológicas e conta com uma equipe multidisciplinar especializada para oferecer a você tranquilidade e segurança na hora de cuidar da saúde dos seus olhos.
Existem médicos oftalmologistas especializados em vias lacrimais?
O médico oftalmologista especialista em plástica ocular e vias lacrimais atua na área de pálpebras, vias lacrimais e órbita.
Eles são responsáveis pelo tratamento relacionado a deformidades e anormalidades das pálpebras, bem como doenças do sistema lacrimal.
Ou seja, atuam desde obstruções e infecções das vias lacrimais até doenças mais graves que necessitem de intervenção cirúrgica.
Entre em contato e agende a sua avaliação com um de nossos especialistas em vias lacrimais.
Cuidar da saúde dos seus olhos é nosso maior compromisso!
Siga as nossas redes sociais no Instagram e no Facebook e fique por dentro de todos os conteúdos que trazemos para você!