Por ser muito sensível e um órgão totalmente exposto, a nossa visão é facilmente alvo para contrair uma alergia nos olhos.
Estima-se que a alergia ocular atinja de 15 a 20% da população mundial, de acordo com dados do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO).
Essas alergias se dão por diversos fatores e funcionam como uma resposta do nosso sistema imunológico quando há contato com determinada substância.
A boa notícia temos tratamento para cada tipo de alergia ocular, por isso, o ideal é procurar um médico oftalmologista para identificar a causa e indicar o tratamento correto.
Pensando nisso, neste artigo vamos apresentar as principais causas ,os tipos mais comuns, os sintomas recorrentes e as formas de tratamento da alergia ocular. Continue a leitura e confira!
Quais são as principais causas de alergia nos olhos?
Como mencionamos anteriormente, a alergia ocular pode se dar por diversos fatores, entre eles, podemos citar o contato com algumas principais substâncias:
- Maquiagem ou produtos faciais em geral com o prazo de validade vencido;
- Pelo de algum animal;
- Substâncias fortes, como por exemplo, perfumes;
- Alérgenos ambientais, como poeira, ácaros, pólen das flores e poluição;
- Alguns alimentos;
- Produtos químicos em geral etc.
Vale lembrar que pessoas com doenças respiratórias como rinite, asma e sinusite, possuem mais chances de desenvolver alergias nos olhos.
Principais tipos de alergias oculares
Conjuntivite alérgica
A conjuntivite alérgica é causada pela inflamação da conjuntiva. Ela é muito comum e pode levar a vermelhidão, inchaço, coceira e ardência nos olhos.
É uma doença que pode aparecer em qualquer época do ano e que surge após o contato dos olhos com substâncias alergênicas, como pelos de animais e poeira.
Conjuntivite papilar gigante
Esse tipo de conjuntivite é caracterizada pelo surgimento de papilas gigantes. Está principalmente associada ao uso de lentes de contato (principalmente gelatinosas).
Seus sintomas incluem coceira, vermelhidão, lacrimejamento, secreção ocular e sensação de corpo estranho.
Quais são os principais sintomas de alergia nos olhos?
Além do desconforto, existem alguns outros sintomas comuns de alergia nos olhos, são eles:
- Vermelhidão;
- Coceira e ardência;
- Inchaço nos olhos;
- Lacrimejamento;
- Sensibilidade à luz;
- Nariz entupido, coriza e espirros;
- Sensação de corpo estranho ocular.
Como esses sintomas podem aparecer em diversos tipos de alergia, é preciso o diagnóstico correto.
Tratamentos para alergias
Os tratamentos em geral envolvem o uso de medicamentos tópicos (colírios), compressas frias, retirada de itens alérgenos do ambiente domiciliar, medicamentos orais e vacinas.
Pessoas que fazem uso de lentes de contato devem entrar em contato com o médico oftalmologista, pois em alguns casos é necessário suspender o uso imediatamente.
Para evitar o quadro, alguns procedimentos se mostram eficazes e podem ajudar a amenizar os sintomas ou até mesmo eliminar a alergia.
Manter a casa sempre limpa e arejada, fazer a limpeza do filtro do ar-condicionado, trocar a roupa de cama frequentemente, evitar itens que acumulam poeira dentro de casa (tapetes e cortinas, por exemplo) e utilizar compressas de água fria nos olhos são algumas das dicas que você pode aplicar no seu dia a dia.
Mais uma vez, o tratamento adequado para cada tipo de alergia deve ser indicado por um especialista. Por isso, se os sintomas persistirem procure um o mais rápido possível.
A Olhar Prime conta com um time de especialistas prontos para te atender e cuidar da sua saúde ocular. Entre em contato conosco e marque a sua avaliação!