Utilizada principalmente para oferecer maior liberdade a pessoas que precisam de correções visuais, a lente de contato com grau é uma boa opção para garantir a qualidade visual sem a necessidade de uso de armações.
Ao longo dos anos, a tecnologia das lentes de contato com grau evoluíram consistentemente, oferecendo três classes de materiais como alternativas no tratamento oftalmológico: elas podem ser gelatinosas, rígidas e híbridas.
Com a progressão tecnológica, problemas comuns relacionados ao uso de lente de contato com grau foram reduzidos drasticamente, como a dificuldade de fluxo de oxigênio aos olhos, por exemplo.
Atualmente, as contraindicações estão mais fortemente relacionadas ao uso inapropriado, a pacientes com síndrome do olho seco e, é claro, à falta de assistência apropriada na escolha de modelos e o tratamento inadequado por consequência.
De acordo com recursos históricos, os primeiros esboços de lentes de contato corretivas foram concebidos por ninguém menos que Leonardo da Vinci.
O mestre das artes propôs o uso de lentes de contato de grau sobre as córneas no início do século 16, porém, as primeiras lentes corretivas foram desenvolvidas apenas em 1887, pelo médico alemão Adolf Eugen Fick.
Passando por avanços ao longo dos anos e com auxílio de outros médicos ao longo da história, chegamos ao ponto de produzir lentes de contato de grau leves, extremamente flexíveis e recomendáveis por sua segurança, conforto e fatores estéticos.
Ficando cada vez mais maleáveis e leves, na década de 1970, as lentes de contato de grau passaram a ser extremamente semelhantes à qualidade utilizada na atualidade.
Quer descobrir se você também pode contar com os benefícios das lentes de contato com grau?
Continue sua leitura.
Como funciona uma lente de contato com grau?
Funcionando tão utilmente como as lentes corretivas em armações, as lentes de contato com grau têm, prioritariamente, a missão de assegurar uma visão corrigida.
Colocadas diretamente em contato com a película lacrimal do globo ocular, as lentes de contato de grau são compostas, principalmente, pelos materiais a seguir:
- Água: na maioria das lentes de contato de grau, a água compõe, aproximadamente, 60% da estrutura das lentes. Responsável pela oxigenação dos olhos e pela hidratação da lente de contato de grau, a água é fundamental para a composição do produto.
- Hidrogel: o silicone hidrogel, que é um material proveniente de silicone, assume o papel de permitir a travessia de oxigênio, mantendo a saúde das córneas.
- Hidroxietilmetacrilato (HEMA): utilizado principalmente em lentes de contato de grau gelatinosas, o Hidroxietilmetacrilato auxilia a hidratação das lentes.
Apesar de muito eficientes e úteis, é preciso saber se você tem indicação para o uso das lentes de contato com grau.
Confira se elas auxiliam seu tratamento.
Como saber se você pode utilizar uma lente de contato com grau?
As lentes de contato com grau são usadas, principalmente, para a correção de vícios de refração: a miopia, o astigmatismo e a hipermetropia.
Porém, seu uso também pode ser indicado em casos específicos, para auxílio de tratamentos. No entanto, fique atento: para usar lentes de contato com grau, você precisa da indicação de um oftalmologista.
Somente com auxílio profissional, você poderá entender os cuidados necessários de uso e receber receitas adequadas.
Como a Olhar Prime pode ajudar você a usar sua lente de contato com grau?
Com um time especializado de oftalmologistas, você encontrará todas as soluções que precisa para sua saúde visual na Clínica Olhar Prime: desde consultas até a orientação apropriada de uso e de aplicação de sua lente de contato de grau, você pode contar com nossos profissionais.
Dê aos seus olhos o melhor tratamento: escolha a Olhar Prime!
Entre em contato conosco e agende sua consulta!
0 comentários