Considerada uma lesão ocular comum no Brasil, a catarata atinge, aproximadamente, 2 milhões de pessoas todos os anos. Especialmente para quem convive com pessoas idosas, a cirurgia de catarata não é novidade.
Segundo dados do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), somente no Sistema Único de Saúde (SUS), as cirurgias de catarata dobraram entre 2009 e 2019: foram 601 mil cirurgias de catarata em 2019, contra 302 mil em 2009.
Conforme sugerem os especialistas do CBO, o aumento de cirurgias de catarata pode estar relacionado ao envelhecimento cada vez mais expressivo da população brasileira.
Apesar de a catarata não estar restrita a indivíduos na terceira idade, sua incidência é muito maior nesta faixa etária.
Para entender melhor como a lesão progride e afeta a visão, o primeiro passo é conhecer a estrutura que a catarata afeta. Conheça mais sobre a doença a seguir.
O que é a catarata?
A catarata é caracterizada pela opacidade de uma das lentes naturais do olho, o cristalino. É a principal causa de cegueira reversível e, geralmente, ocorre de forma natural com o processo do envelhecimento. Ou seja, todos nós estamos sujeitos a desenvolver catarata com o avançar da idade.
Em alguns casos, a catarata pode ser secundária a doenças sistêmicas – como Diabetes Mellitus, uso de medicamentos – como corticóide, doenças gestacionais – catarata congênita, ou ainda ocorrer em decorrência de traumas ou acidentes com acometimento ocular.
Anatomicamente, o cristalino está localizado logo atrás da íris e é responsável pela convergência das imagens de objetos próximos, ou seja, permite o foco da visão de perto.
Com o processo de envelhecimento, esse cristalino torna-se enrijecido e progressivamente mais opacificado, dando ao paciente a sensação de perda de nitidez da visão, com queixas de visão embaçada ou desfocada, a despeito do uso de óculos.
Para que você entenda melhor, pense em uma lente de câmera fotográfica.
Quando a lente está limpa, vemos a imagem a ser retratada totalmente clara, não é?
No entanto, se a lente da câmera está suja, toda a paisagem em foco fica sem luminosidade e clareza.
Esta é a condição visual de um paciente com catarata.
Como é feita a cirurgia de catarata?
Uma vez feito o diagnóstico, o tratamento consiste na troca desta lente opacificada por uma outra lente artificial e transparente, por meio de um processo cirúrgico.
Realizada por meio de anestesia tópica com sedação, a cirurgia de catarata é considerada um procedimento seguro e de baixos riscos, quando realizada em ambiente adequado com a tecnologia necessária e médico especialista experiente nesse tipo de procedimento. O procedimento dura cerca de 15 a 20 minutos, quando realizado nessas condições.
Para realizar esta avaliação e indicar o melhor momento para realizar o tratamento, é necessário o acompanhamento regular com médico oftalmologista especialista em cirurgia de catarata.
Como é a recuperação da cirurgia de catarata?
Os cuidados pós-operatórios envolvem o uso de colírios e repouso de atividades esportivas, especialmente aquáticas, por cerca de 30 dias. Entretanto, esses cuidados devem ser orientados de forma personalizada pelo médico assistente.
Como a Olhar Prime pode ajudar?
Na Olhar Prime, nossos médicos são especialistas que, além de manterem seus conhecimentos em constante atualização, contam com os melhores equipamentos do mercado, em um parque tecnológico altamente qualificado.
Nossa clínica tem tudo o que você precisa.
Celebre sua nova capacidade de visão após realizar sua cirurgia de catarata na Olhar Prime. Entre em contato conosco para agendar sua consulta!
0 comentários