Você sabia que existe uma área da oftalmologia responsável por diagnosticar e tratar as doenças neurológicas que podem gerar problemas relacionados à visão?
Sendo a visão um sentido tão complexo, é possível que ocorram algumas manifestações que não se originam nos olhos, mas sim de doenças neurológicas.
Por isso, ao reconhecer os sintomas, é tão importante procurar um médico especializado na área para diagnosticar a doença o mais rápido possível e definir a melhor forma de tratamento.
Pensando nisso, a Olhar Prime preparou este artigo para você conhecer um pouco mais sobre as doenças neurológicas que podem afetar a visão. Aproveite a leitura!
Qual a relação entre oftalmologia e sistema nervoso?
Existe uma área da oftalmologia responsável pela investigação de problemas oculares relacionados ao sistema nervoso central que afetam o nervo óptico, a neuroftalmologia.
Sendo assim, é uma especialidade responsável pelas patologias que afetam os olhos de alguma forma, causadas por alguma disfunção cerebral, sem estar originalmente localizada nos olhos.
O neuroftalmologista é o profissional capacitado para avaliar os pacientes com essas patologias do ponto de vista neurológico e oftalmológico e também para diagnosticar e propor o tratamento de diversas condições.
Doenças como esclerose múltipla, aneurismas, tumores benignos, trombose cerebral, neuromielite óptica e infecções virais são alguns exemplos de doenças que podem afetar o nervo óptico e outras áreas do sistema visual. Conheça a seguir um pouco mais sobre algumas delas.
Exemplos de doenças neurológicas que podem afetar a visão:
Enxaqueca
A enxaqueca é um tipo de dor de cabeça (cefaleia) incapacitante em seus momentos de crise. Ela acomete, em geral, a lateral da cabeça. Além da dor no local, é comum que outros sintomas apareçam, como intolerância à luz, sensibilidade a cheiros e a sons, náuseas, entre outros.
Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), a enxaqueca atinge 15% da população mundial. No Brasil, cerca de 31 milhões de brasileiros sofrem com enxaqueca, a maioria com idades entre 25 e 45 anos.
Quando acomete a visão, a enxaqueca é chamada de enxaqueca oftalmológica, também conhecida como aura visual. Essa é uma condição caracterizada pela perda temporária da visão, ou percepção de flashes luminosos, entre outros.
Doenças autoimunes
Algumas doenças autoimunes podem afetar a visão, como é o caso do lúpus eritematoso sistêmico, vasculites, esclerose múltipla, entre outras.
Esses distúrbios autoimunes podem afetar o nervo óptico e outras áreas do cérebro responsáveis pela visão, condição está que deve ser devidamente identificada e tratada.
Infecções
Infecções causadas por bactérias, fungos, vírus e parasitas também podem afetar nervo óptico e estruturas cerebrais, devendo ser tratadas corretamente para evitar danos irreversíveis a estas estruturas.
AVC
O acidente vascular cerebral (AVC) é causado pela alteração do fluxo de sangue ao cérebro. Os sintomas podem ser dor de cabeça súbita, fraqueza de um lado do corpo, alteração ou perda de visão, desequilíbrio e tontura etc.
De acordo com o Instituto de Moléstias Oculares (IMO), “aproximadamente 65% dos sobreviventes de um AVC agudo desenvolvem deficiência visual que tipicamente se relacionam com deficiências de visão central ou periférica, anormalidades nos movimentos oculares ou defeitos perceptuais visuais.”
Tumores e aneurisma
Tumores e aneurismas também podem afetar a visão.
O aneurisma acomete pessoas que tiveram alterações em algum vaso sanguíneo, como veias ou artérias. Quando o aneurisma pressiona nervos do cérebro, sintomas como visão dupla, pupila dilatada, pálpebra caída, entre outras alterações, são comuns.
Em relação aos tumores, “os sintomas oftalmológicos associados a tumores cerebrais podem incluir embaçamento ou perda visual, diplopia, nistagmo ou estrabismo, alterações de campo visual, ptose palpebral e reflexos pupilares alterados.” (Neurodiem)
Olhar Prime: uma clínica completa em Brasília
A Olhar Prime é uma clínica oftalmológica localizada em Brasília que conta com duas unidades.
Seu time é constituído por oftalmologistas com sólida formação profissional em diferentes áreas, inclusive neuroftalmologia. Se você sofre com algum problema ocular e busca por segurança, previsão e certeza de diagnóstico, agende a sua consulta.
A Olhar Prime está sempre pronta para cuidar de você!
0 comentários