A cirurgia refrativa é indicada para tratar problemas de visão como astigmatismo, presbiopia, miopia e hipermetropia. É uma ótima opção para quem deseja acabar com a dependência do uso de óculos ou de lentes de contato.
Existem alguns tipos de procedimentos, sendo a cirurgia refrativa LASIK um dos mais utilizados atualmente.
Para te ajudar a entender melhor sobre essa técnica que permite corrigir ou melhorar a visão, respondemos 7 dúvidas comuns. Confira a seguir!
O que é a Cirurgia Refrativa LASIK?
A cirurgia LASIK é um dos tipos de cirurgia refrativa mais indicados pelos oftalmologistas atualmente.
Trata-se de um procedimento simples, em que é aplicado um laser durante alguns segundos em cada olho do paciente, enquanto ele está acordado e consciente.
Os lasers utilizados costumam ser de dois tipos: Femtosegundo e Excimer Laser. Eles são os responsáveis pela correção do grau ocular.
Alguns minutos antes da cirurgia é feita a aplicação de colírios anestésicos para que não haja nenhum tipo de desconforto durante a operação.
O índice de sucesso da cirurgia refrativa LASIK é acima dos 90% e o pós-operatório é tranquilo.
Quem pode fazê-la?
A indicação do procedimento só é feita após a realização de alguns exames solicitados pelo oftalmologista. Mas, em geral, para se qualificar para a cirurgia é preciso ter mais de 21 anos e ter o grau estabilizado.
Não é um procedimento indicado para pacientes que fazem uso de determinados medicamentos, possuem as córneas finas ou irregulares e que tenham certos problemas de saúde.
Quais são os riscos da Cirurgia Refrativa LASIK?
Qualquer procedimento cirúrgico possui riscos, mas no caso da cirurgia refrativa LASIK, eles são muito baixos.
Os principais riscos cirúrgicos envolvidos são complicações da aba, desconforto temporário e distúrbios da visão, olho seco, hipocorreção, hipercorreção ou regressão significativas.
No entanto, uma análise sobre o procedimento publicada em 2016 mostrou que mais de 98,7% das pessoas que fizeram a cirurgia LASIK entre 2008 e 2015 ficaram satisfeitas com o resultado.
Como é realizado o procedimento cirúrgico?
O procedimento cirúrgico LASIK dura em média 10-15 minutos.
Ele consiste, basicamente, na realização de uma pequena abertura na camada superficial da córnea no olho, de cerca de 0,1mm de espessura. Esse procedimento inicial é o que chamamos de “flap”.
Em seguida, é feita a aplicação do laser na córnea, modificando assim sua curvatura e corrigindo os erros de refração.
Como é o pós-operatório?
O pós-operatório da cirurgia refrativa LASIK é rápido, geralmente cerca de 24 horas.
Nessas primeiras horas o paciente pode sentir algum desconforto, leve intolerância à luz, visão turva ou desfocada.
Nos primeiros dias recomenda-se não coçar os olhos, evitar locais com muita poluição, não praticar atividades esportivas, entre outras recomendações que serão passadas pelo médico responsável.
Planos de saúde possuem cobertura para a Cirurgia Refrativa LASIK?
Os planos de saúde possuem cobertura para a Cirurgia Refrativa LASIK e outras técnicas de cirurgias refrativas.
Essa cobertura é garantida pois esse procedimento faz parte do rol de procedimentos básicos obrigatórios por determinação da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).
No entanto, é preciso se encaixar em alguns critérios. Por isso, é importante entrar em contato com a sua operadora.
A Olhar Prime realiza esse tipo de cirurgia?
A cirurgia refrativa LASIK está entre os vários procedimentos realizados na Olhar Prime.
Cuidamos dos olhos dos nossos pacientes há seis anos, com profissionais capacitados e comprometidos em oferecer um serviço de excelência.
Nossas unidades contam com toda a segurança e conforto que você merece, além de oferecer serviços com equipamentos de alta qualidade.
Se você tem interesse em fazer a cirurgia refrativa LASIK, agende uma avaliação com um de nossos especialistas em cirurgia refrativa. É só clicar aqui.
0 comentários