Os problemas da visão são bastante comuns e podem surgir em qualquer faixa etária, por isso, precisamos estar sempre atentos para identificá-los. Afinal, eles afetam muito a nossa qualidade de vida. Pensando nisso, preparamos um conteúdo especial para falar sobre um dos distúrbios visuais mais frequentes, a miopia. Neste texto, você vai saber o que é miopia, conhecer as causas, os sintomas e os tratamentos corretivos. Informe-se para saber mais sobre esse problema e, caso desconfie de que você possa ter miopia, procure o tratamento mais adequado.
O que é miopia?
A miopia se caracteriza por um erro de refração que faz com que as imagens não sejam formadas corretamente na retina e sejam transmitidas com distorções para o cérebro.
Ou seja, em uma pessoa que tem visão normal, as imagens são formadas diretamente na retina. Porém, quando há miopia, as imagens são formadas à frente dela, resultando na dificuldade em enxergar os objetos de longe.
Dessa forma, podemos dizer que quem tem miopia é capaz de ler um livro inteiro sem óculos, mas não consegue enxergar nitidamente as informações de uma placa de trânsito, por exemplo, a não ser que chegue perto.
Então, mesmo que você aparentemente esteja enxergando bem quando o objeto está perto, em caso de dificuldades para vê-lo com nitidez quando ele está longe, é necessário fazer a correção e se orientar o quanto antes.
Isso porque, aos poucos, a miopia vai evoluindo e limitando suas atividades diárias, além de acarretar muitos desconfortos, como dor de cabeça constante, vista cansada, ardência nos olhos etc.
Quais são suas principais causas?
Agora que você já sabe o que é miopia, vamos abordar suas principais causas. Não é possível afirmar com exatidão as causas da miopia, mas sabemos que ela é multifatorial, ou seja, tem influência da herança genética, dos hábitos diários, do ambiente e de doenças ou síndromes sistêmicas. Algumas possibilidades podem ser confirmadas por meio de um exame oftalmológico.
Existem três fatores que são apontados como principais na apresentação da miopia:
- Alteração da curvatura da córnea: ocorre quando a córnea tem uma curva maior que o normal, convergindo mais a luz, levando à formação da imagem dos objetos antes de chegar à retina.
- Axial: neste caso, o comprimento do olho é maior que a média normal fazendo com que a retina fica atrás da imagem formada. Este tipo é o que faz o paciente ter graus mais elevados e vai evoluindo ao longo da vida – quanto maior o grau de miopia, maior a dificuldade de enxergar de longe. Geralmente, esse tipo de miopia acaba estacionando depois dos 20 anos de idade.
- Miopia de índice: é uma miopia tardia que aparece depois dos 60 anos, normalmente em consequência de catarata, que aumenta o índice refrativo do cristalino.
O que posso fazer para estabilizar a miopia?
Já passamos pelos tópicos de o que é miopia e quais são suas principais causas, mas será que é possível estabilizá-la?
Antes ficávamos assistindo o grau aumentar até estabilizar espontaneamente, mas atualmente existem maneiras comprovadas de diminuir a progressão da miopia.
Algumas medidas não têm contraindicações e devem ser adotadas por todos, crianças e adultos: evitar ou diminuir atividades de perto (por exemplo: celular, tablets) e aumentar atividades em ambientes abertos sob luz natural (idealmente pelo menos 2 horas por dia).
Outras medidas como colírios e uso de lentes especiais devem ser avaliadas caso a caso e apresentam bons resultados no controle da progressão.
Como corrigir a miopia?
Ela pode ser corrigida com o uso de óculos de grau ou de lentes de contato, que auxiliam no aumento da acuidade visual durante o uso.
Porém, atualmente, para quem tem o grau estável, existem vários procedimentos que possibilitam a correção total e, muitas vezes, permanente da visão (veja mais sobre eles aqui), sendo os principais as cirurgias a laser (métodos LASIK, PRK, SMILE) ou a correção com lente intraocular (ICL), que é mais indicada a pacientes que tenham alguma contraindicação aos procedimentos com laser.
No ICL, uma lente à base de colágeno é implantada dentro do globo ocular, entre a íris e o cristalino, possibilitando ter uma maior acuidade visual de forma permanente e sem a dependência de lentes externas. É importante frisar que a lente implantada é feita de um material biocompatível, ou seja, com baixo risco de rejeição ou problemas pós-operatórios.
Vale ainda ressaltar que todos os procedimentos para correção de miopia são rápidos e praticamente indolores, podendo ser realizados em centro cirúrgico ambulatorial tendo alta no mesmo dia. O tempo de recuperação pode variar de um método para outro, mas como é uma cirurgia que não requer internação e o paciente pode retomar suas atividades normais dentro de poucos dias.
Agora que você já sabe o que é miopia, consulte um oftalmologista para saber como está sua visão. E, caso você já tenha o diagnóstico, não deixe de consultar o médico sobre qual a melhor alternativa para a correção da miopia no seu caso.
Clique aqui e agende uma consulta com nossos profissionais, a Olhar Prime tem uma equipe completa de oftalmologistas especializados em diagnóstico, tratamento e correção de miopia!
0 comentários