Realizada para corrigir problemas de refração dos olhos, a cirurgia refrativa é responsável pela correção da miopia, da hipermetropia, do astigmatismo e da presbiopia.
Podendo aparecer desde a infância, as alterações visuais tratadas pela cirurgia refrativa faz com que os pacientes enxerguem as imagens sem nitidez e necessitem de óculos ou lentes de contato para corrigir sua refração.
Na maioria dos casos, o procedimento da cirurgia refrativa tem como objetivo corrigir os problemas visuais acima descritos e acabar ou diminuir com a necessidade de lentes externas para a correção visual.
Variando com o tipo de método utilizado pelo oftalmologista, a cirurgia refrativa é um procedimento rápido, não necessita de internação mas requer cuidados como repouso para atividades visuais e físicas no pós-operatório, o emprego de alta tecnologia promove rápida recuperação visual e conforto na solução dos problemas visuais.
As condições para a indicação da cirurgia refrativa dependem da avaliação de exames complementares da córnea e cabe ao oftalmologista decidir se é o momento para a realização do procedimento, considerando a idade, a refração e a qualidade visual, para garantir o máximo de segurança aos pacientes.
O que é a cirurgia refrativa?
Realizada, na maioria dos casos, com uso de laser, a cirurgia refrativa é o procedimento responsável por corrigir as falhas específicas da córnea e permitir que pacientes tenham maior qualidade visual sem necessidade do uso de óculos.
Para que serve?
Ideal para a correção dos erros de refração, a cirurgia refrativa é responsável por corrigir problemas visuais ligados à distorção de foco das imagens.
Indicada para pacientes após os 21 anos que estejam com a refração estável, pode ser realizada com diferentes técnicas.
Como é feita a cirurgia refrativa?
A cirurgia refrativa é um procedimento de correção que, em geral, utiliza técnicas a laser extremamente tecnológicas: os mais conhecidos e utilizados são o PRK, o LASIK, o Smile e o implante de lente intraocular em pacientes fácicos.
Conheça mais sobre os métodos da cirurgia refrativa a seguir:
Método PRK
No método PRK, a cirurgia refrativa é realizada através de um polimento de uma camada externa da córnea, que corrige a curvatura desta superfície, permitindo assim, que o paciente enxergue sem o problema visual.
Método LASIK
Nesse método, a cirurgia refrativa é realizada após a confecção de uma estrutura da córnea chamada lamela, que permite uma proteção externa sobre a área tratada e em muitos casos maior conforto para o pós-operatório, atuando como um ‘’curativo’’ sobre a superfície tratada. Nos últimos anos a essa técnica agregou-se mais tecnologia com a incorporação do laser de femtosegundo que trouxe mais previsibilidade e segurança para o procedimento.
O LASIK (cirurgia refrativa por LASER) recorre à alta tecnologia na correção de Miopia, Astigmatismo e Hipermetropia, permitindo uma elevada percentagem a independência dos óculos ou lentes de contato no cotidiano de quem opta por ser submetido a esta cirurgia. É um procedimento seguro, de alta precisão que o avanço tecnológico transformou em um método previsível e rápido.
Método SMILE
A Técnica Smile, do inglês Small Incision Lenticule Extraction Extração (Extração lenticular com pequena incisão), é um método de correção ocular a laser capaz de corrigir os erros refrativos como miopia, astigmatismo e a combinação dos dois.
Método de correção com lente intraocular
A cirurgia refrativa com lente intraocular ICL é uma opção cirúrgica direcionada a aqueles pacientes que desejam remover os óculos ou lentes de contato, mas não podem ser submetidos a cirurgia a laser (FemtoLASIK, LASIK ou PRK).
Quais são os benefícios da cirurgia de refração?
Com alta taxa de sucesso, a cirurgia de refração promove a melhora do quadro visual de pacientes permitindo uma elevada percentagem a independência dos óculos ou lentes de contato.
A confiabilidade do procedimento
Quando realizada por profissionais competentes e em clínicas bem equipadas, a cirurgia refrativa entrega ao paciente alta previsibilidade e segurança nas correções.
Além disso, tem um rápido pós-operatório, viabilizando o retorno à rotina com muito mais conforto visual, em pouco tempo.
Garante maior independência
Pacientes com miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia sentem muita dificuldade para realizar atividades rotineiras, como ler, olhar telas de eletrônicos, dirigir e ver à distância.
De certo modo, a necessidade contínua de uso de lentes externas limita a independência visual para as atividades diminuindo a qualidade de vida dos pacientes, por esse motivo a cirurgia tem excelente satisfação dos que realizam o procedimento com boa indicação e execução.
Auxilia a autoestima
Para muitas pessoas, o uso de óculos em atividades sociais é incômodo e inadequado, a cirurgia refrativa dará a oportunidade de uma vida com mais liberdade e independência, trazendo melhora da autoestima por realçar a estética sem impedimentos dos óculos.
Procure a melhor clínica para realizar o procedimento
Na Olhar Prime, você encontra os melhores especialistas, equipamentos e salas de cirurgia de Brasília.
Valorize sua saúde visual escolhendo uma de nossas unidades.
0 comentários