Você já ouviu falar no exame de Aberrometria Ocular? Este é um exame simples e bastante comum nos consultórios de oftalmologia.
Em geral é recomendado para pacientes que não enxergam perfeitamente, além de fazer parte da rotina de exames pré-cirúrgicos para aqueles que são candidatos a cirurgias refrativas a laser.
Assim como outros exames oftalmológicos, a aberrometria é extremamente importante para identificar problemas ou doenças nos olhos, facilitando o diagnóstico precoce e a garantia de um tratamento adequado.
Continue a leitura para saber mais sobre a aberrometria, seus tipos, quando é indicada e muito mais!
O que é o exame de aberrometria ocular?
O exame de Aberrometria Ocular é responsável pelo estudo de possíveis irregularidades ópticas que podem comprometer a qualidade da visão.
Este exame é realizado através de uma máquina chamada aberrômetro, em que é possível medir as imperfeições e distorções dos raios de luz que atingem os nossos olhos.
Após o exame, a máquina envia as informações sobre a análise, com uma descrição completa e precisa de todos os possíveis erros com a visão do paciente.
Quais são os seus tipos?
De acordo com o Eyecare Health Blog, hoje em dia contamos com diversos tipos de aberrometria disponíveis. Entre eles:
- O aberrômetro baseado na Topografia de Disco de Plácido (Aberrômetro Topolyzer), que mede as aberrações da córnea anterior.
- O aberrômetro oriundo da Tomografia do Pentacam (Aberrômetro Oculyzer), que avalia as aberrações da córnea anterior, posterior e da córnea total.
- O aberrômetro da Óptica Total (Aberrômetro Analyzer), Sensor de Frente de Onda Hartmman-Shack, que avalia as aberrações oculares da óptica total.
Para o que a aberrometria é indicada?
Este exame é indicado principalmente para os pacientes candidatos à cirurgia refrativa.
No entanto, também pode ser realizado em pacientes que possuem baixa qualidade visual, mesmo com o uso de óculos ou lentes de contato, para estudos de córnea e catarata, para identificar problemas de refração (como miopia, hipermetropia e astigmatismo) ou outros distúrbios que influenciam na acuidade (nitidez) visual.
Quanto tempo dura o exame e quais são as recomendações gerais para realizá-lo?
O procedimento costuma durar cerca de 10 minutos. Mas vale lembrar que também depende da técnica de aberrometria que será utilizada. A escolha da técnica é feita pelo oftalmologista ao analisar o caso individual do paciente.
O exame de aberrometria é simples, para realizá-lo é preciso suspender o uso de qualquer tipo de lente de contato por pelo menos cinco dias antes do procedimento. No momento do exame, também poderá ser necessário dilatar a pupila.
A Olhar Prime realiza esse exame?
A Olhar Prime é especializada no cuidado da saúde ocular e está há mais de seis anos oferecendo serviços de saúde oftalmológica com excelência, compromisso e responsabilidade.
Nossas unidades possuem todos os equipamentos necessários para a realização de exames periódicos, procedimentos ambulatoriais e até determinadas cirurgias.
Entre os exames disponibilizados está o de Aberrometria Ocular.
Para garantir a sua saúde visual, agende sua consulta com um de nossos profissionais e garanta um atendimento médico de excelência.
Contamos com duas clínicas para melhor te atender. Escolha abaixo a mais próxima de você e entre em contato:
- Unidade Asa Norte: Setor Hospitalar Local Norte, Edifício Biosphere, Bloco B, 4º andar – Brasília/DF, Brasil.
- Unidade Paranoá: Avenida Paranoá, Quadra 30 Conjunto 22, Lote 04, Salas 101 e 102 – Brasília/DF, Brasil.
Lembre-se: consultar o médico oftalmologista e realizar os exames de rotina são cuidados básicos para se ter uma visão saudável. Não deixe para depois!
0 comentários