Você sabia que o glaucoma é uma das principais causas de cegueira irreversível no mundo?
Essa doença é causada principalmente pela elevação da pressão ocular e, como consequência, há o comprometimento da visão.
Apesar de não ter cura, o glaucoma pode ser controlado através de diversos tratamentos, capazes de garantir uma vida normal aos pacientes acometidos por essa doença.
Quer entender mais sobre ela? Continue a leitura!
Glaucoma atinge 1,1 mi de brasileiros
De acordo com dados recentes divulgados pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), no Brasil existem cerca de 1,1 milhão de pessoas com glaucoma, essa doença que é a principal causa de cegueira no mundo.
Vale lembrar que esse número diz respeito aos casos confirmados, ou seja, que foram diagnosticados através de exames.
No entanto, existem muitas pessoas que convivem com a doença e não sabem.
Estima-se que existam cerca de 80 milhões de pessoas com glaucoma em todo o planeta, o que representa em torno de 1% a 2% da população mundial. Os dados são da Organização Mundial da Saúde (OMS).
O que é glaucoma?
O glaucoma é uma doença causada principalmente pelo aumento da pressão intraocular que, com o decorrer do tempo, prejudica a visão e pode evoluir para cegueira.
A pressão intraocular é a pressão interna do olho e ela é analisada através do exame de tonometria. O aumento da pressão intraocular está ligado à circulação do humor aquoso, um fluido que preenche as câmaras anterior e posterior dos olhos.
A circulação do humor aquoso é responsável por equilibrar a pressão intraocular. Sendo assim, quanto mais líquido há, mais pressão. E essa pressão acaba por danificar uma importante estrutura em nosso olho: o nervo óptico. Tais danos costumam ser irreversíveis.
Como dito anteriormente, o glaucoma é uma das principais causas de cegueira no mundo, isso porque, em muitos casos, não há presença de sintomas em seu estágio inicial, o que pode atrasar o diagnóstico e o tratamento. É necessária lesão de pelo menos 30 por cento do nervo óptico para começar a acometer a visão, o cenário ideal seria conseguir diagnosticar a doença ainda nessa fase
Quando aparecem, os sintomas principais são:
- Dificuldade para enxergar
- Diminuição do campo de visão (comprometimento de visão periferica, em fases avançadas há a impressão de que se enxerga através de um tubo)
- Vermelhidão nos olhos;
- Dor de cabeça;
- Sensibilidade à luz;
- Lacrimejamento
- Dor nos olhos etc.
Como é feito o diagnóstico?
O diagnóstico da doença é feito através de exames oftalmológicos que verificam a pressão intraocular e avaliam o aspecto do nervo óptico.
Os principais exames realizados para o diagnóstico de glaucoma incluem: tonometria, paquimetria, biomicroscopia de fundo, campimetria computadorizada, retinografia, tomografia de coerência óptica (OCT), curva tensional intraocular, entre outros.
Existem fatores de risco para o glaucoma?
Como destacamos anteriormente, a pressão intraocular é uma das principais causas do glaucoma, sendo esse o principal fator de risco para o desenvolvimento da doença.
Também podemos citar como fatores de risco:
- Hereditariedade;
- Diabetes;
- Traumas oculares;
- Problemas cardíacos e hipertensão;
- Pessoas negras e asiáticas;
- Idade superior a 40 anos.
Quais são os tratamentos?
Em um primeiro momento, o tratamento clínico inclui o uso de colírios, que têm como objetivo controlar a pressão intraocular e impedir a evolução da doença.
Também é possível fazer uso de medicamentos para diminuir o desconforto causado pela doença.
Ambos os tratamentos só devem ser utilizados com indicação de um oftalmologista especializado em glaucoma.
Outros tratamentos possíveis são a terapia a laser e a cirurgia.
A terapia a laser geralmente é realizada dentro do próprio consultório médico e seu principal objetivo é melhorar o sistema de escoamento do humor aquoso.
Como em alguns casos de glaucoma o uso de colírios, remédios e laser não é suficiente, a cirurgia pode ser indicada.
Os métodos cirúrgicos para glaucoma evoluíram muito e, atualmente, existem alguns tipos de cirurgias que são capazes de amenizá-lo e impedir sua evolução. As cirurgias mais comuns são trabeculoplastia, trabeculectomia e implante de tubos de drenagem. Temos também cirurgias microinavasivas, como colocação do I-stent
Lembrando que para um diagnóstico preciso e indicação do tratamento mais adequado, é necessário consultar um profissional especializado.
Como você viu, o glaucoma é uma doença séria e a principal causa de cegueira irreversível no mudo, por isso não pode ser negligenciada.
Ao notar qualquer tipo de alteração ocular e perceber o menor sinal indicativo de sintomas procure um oftalmologista.
A Olhar Prime está sempre pronta para cuidar de você!
Contamos com uma equipe profissional altamente qualificada e especializada no tratamento de diversas doenças oculares, como o glaucoma. Entre em contato conosco e marque a sua avaliação.
0 comentários