Segundo o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), cerca de 20% das crianças em idade escolar apresenta problemas de vista. Muitos deles são acelerados devido à exposição dos pequenos a telas, como tablets, celulares e televisores.
Neste contexto, para prevenir que as crianças da sua família tenham dificuldades de visão, é fundamental tomar alguns cuidados desde os primeiros anos de vida. Entre eles, recomendamos que as visitas ao oftalmologista infantil sejam frequentes, ainda que não sejam observadas alterações na visão pelos pais ou responsáveis.
Isso porque a maioria das doenças oculares, quando diagnosticadas precocemente pelo oftalmologista infantil, pode ser tratada de forma mais eficaz e possui melhores chances de cura.
Para garantir a saúde ocular das crianças que você ama, continue e confira 5 cuidados essenciais. Boa leitura!
Quais condições e doenças mais costumam afetar as crianças?
Separamos a seguir 6 doenças oculares que costumam afetar as crianças:
Ametropias
As ametropias, ou erros de refração, são as doenças oculares mais comuns que conhecemos: a miopia, o astigmatismo e a hipermetropia. Nos três casos, as imagens não são formadas adequadamente na retina, gerando uma visão desfocada.
Estrabismo
O estrabismo infantil é um distúrbio ocular caracterizado pelo desalinhamento intermitente ou constante dos olhos, prejudicando o paralelismo natural do globo. A variação do posicionamento dos olhos pode ocorrer de forma horizontal, vertical ou torcional (giratória).
Catarata congênita
Malformação que pode ocorrer ainda na gestação e que compromete a transparência do cristalino e a entrada dos estímulos visuais. Em muitos casos, a alteração é bem sutil ou até microscópica, sendo visível apenas em exame oftalmológico.
Retinoblastoma
O retinoblastoma é o câncer intraocular mais comum na infância. Trata-se de um tumor que se origina na retina e que pode acometer um ou ambos os olhos . É importante o diagnóstico precoce pois geralmente acomete crianças nos cinco primeiros anos de idade.
Ambliopia
Popularmente conhecida como “olho preguiçoso”, a ambliopia consiste no desenvolvimento inadequado da visão de um ou ambos os olhos. Quando diagnosticada e tratada na primeira infância pode haver grande recuperação da visão e resultados satisfatórios .
Glaucoma congênito
Essa condição é caracterizada por uma lesão do nervo óptico geralmente associada ao aumento da pressão ocular.
5 cuidados com a saúde ocular das crianças
- Realizar o Teste do Olhinho
O teste do reflexo vermelho, mais conhecido como teste do olhinho, é normalmente realizado na primeira semana de vida do bebê. Trata-se de um exame bem rápido e indolor, feito através da projeção de uma luz nos olhos do recém-nascido.
Ele pode detectar a presença de doenças como catarata congênita, glaucoma congênito, retinoblastoma, retinopatia de prematuridade, estrabismo e muitas outras.
Para todas essas alterações, quanto antes a identificação, maiores são as chances de um tratamento adequado para o bom desenvolvimento da visão.
- Ficar atento a sinais de incômodo nos olhos
Identificar problemas oculares pode parecer difícil em determinadas idades, mas em grande parte dos casos é possível notar sinais indicativos de que a criança está com alguma alteração ocular.
Entre os sinais mais comuns estão: desvios repentinos dos olhos, lacrimejamento excessivo, dores de cabeça, aproximar-se muito para ler ou assistir algo, dificuldade de fixação do olhar, coceira constante nos olhos, sensibilidade exagerada à luz e mau desempenho escolar.
- Evitar o uso excessivo de telas
Como citamos no início do texto, grande parte dos problemas oculares na infância é acelerada devido à exposição excessiva dos pequenos a telas, como tablets, celulares e televisores.
Por isso, estabeleça limite de tempo de uso das telas pelas crianças para evitar o desenvolvimento de doenças na visão. Até os seis anos, o recomendado é de no máximo 1 hora por dia de exposição às telas.
- Não deixar ao alcance das crianças produtos que possam ser nocivos aos olhos
Um dos cuidados com a saúde ocular das crianças também envolve não deixar ao alcance produtos que possam ser nocivos aos olhos, como cosméticos, maquiagens, produtos de limpeza, medicamentos etc.
Caso algum acidente ocorra, é preciso lavar bem o rosto da criança com água corrente para retirar o produto e em seguida procurar um oftalmologista infantil.
- Levar a criança ao oftalmologista infantil com regularidade
Assim como há preocupação com outras doenças, também é preciso se atentar à saúde dos olhos das crianças.
Visitar o oftalmologista infantil com regularidade é fundamental para identificar patologias e receber a indicação dos melhores cuidados e tratamentos para bebês, crianças e adolescentes.
Conte com a Olhar Prime para cuidar da saúde ocular dos seus filhos
A Olhar Prime conta com especialistas em oftalmopediatria (oftalmologista infantil) capacitados e prontos para cuidar da saúde ocular do seu bem mais precioso, seus filhos.
A clínica também conta com um espaço pensado especialmente para proporcionar um atendimento diferenciado para os pequenos, o Espaço Kids.
Mantenha a sua atenção redobrada na fase de desenvolvimento da visão das suas crianças. Clique aqui e agende uma avaliação hoje mesmo!