O estrabismo infantil afeta entre 2% e 4% das crianças até os seis anos, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Ele pode aparecer em qualquer momento da vida, mas é mais comum logo após o nascimento ou durante a primeira infância.
Até os seis meses, os bebês podem apresentar um desvio ocular intermitente e variável próprio do amadurecimento do sistema ocular.
Por isso, é fundamental que toda criança, após esse período, faça uma consulta oftalmológica completa.
Dessa forma, será possível avaliar a saúde ocular, bem como identificar e tratar precocemente possíveis disfunções oculares, como o estrabismo infantil, por exemplo.
Quer conhecer as 4 principais dúvidas recorrentes sobre esse assunto?
Então, continue a leitura deste artigo para saber mais!
O que é estrabismo infantil?
O estrabismo infantil é um distúrbio ocular caracterizado pelo desalinhamento intermitente ou constante dos olhos, prejudicando o paralelismo natural do globo.
Ou seja, a linha de visão de um olho não aponta para o mesmo objeto que a do outro olho, podendo atrapalhar o desenvolvimento da visão de um ou ambos os olhos, alterações da visão de profundidade ou até mesmo visão dupla.
Dessa forma, sem o devido tratamento e, com o passar do tempo, o estrabismo infantil pode trazer sérios problemas funcionais, como desenvolvimento de ambliopia e perda permanente da visão.
Além disso, há um comprometimento da cosmética ocular e da autoestima da criança, podendo comprometer o seu desenvolvimento cognitivo, sua socialização e, também, sua qualidade de vida.
Por isso, é imprescindível a consulta com um oftalmologista pediátrico ainda nos primeiros anos de vida.
Assim, será possível identificar e tratar, com mais facilidade e rapidez, as alterações oculares, principalmente, antes dos sete anos.
Ou seja, com um diagnóstico precoce, o tratamento torna-se mais eficaz, com mais chances de cura e menos sequelas.
Quais são os tipos de estrabismo e suas principais características?
O estrabismo infantil pode se manifestar das seguintes formas:
- Vertical: desvio dos olhos para cima ou para baixo (hipertropia ou hipotropia);
- Divergente: desvio dos olhos para fora (exotropia);
- Convergente: desvio dos olhos para dentro em direção ao nariz (esotropia ou olhos cruzados).
- Torcional: desvio ocular em giratório
Identificou algum desses padrões na sua criança?
Então, entre em contato com a Olhar Prime e agende agora mesmo uma consulta com o especialista para ajudar você.
Quais são os tratamentos para estrabismo infantil?
O estrabismo infantil pode ser tratado com o uso de óculos de grau, tampão e, até mesmo, cirurgia.
O objetivo do tratamento é promover a equalização da visão, promovendo melhora na acuidade visual e, posteriormente, o alinhamento dos olhos.
O tratamento em crianças pode demandar o uso de tampão ou óculos, sempre orientados por um oftalmologista e com a supervisão dos responsáveis.
Em alguns casos específicos, pode ser indicado o uso da toxina botulínica para a correção do estrabismo, causando um enfraquecimento dos músculos oculares hiperfuncionantes.
Dessa forma, o popularmente conhecido Botox®️ atua no músculo muito forte, enfraquecendo-o e promovendo a melhora da desalinhamento ocular.
A cirurgia para correção do estrabismo infantil é indicada quando a acuidade visual estiver estável, quando há segurança das medidas realizadas para programação cirúrgica (que depende da colaboração da criança) e quando não é possível uma correção com as formas de tratamento conservadoras.
A cirurgia pode ser indicada para crianças com estrabismo?
Uma das formas de tratamento do estrabismo infantil é a intervenção cirúrgica, ou seja, a cirurgia ocular.
Entretanto, vale ressaltar que esta será indicada a depender do tipo de estrabismo infantil existente, suas características e causas.
Por isso, é fundamental contar com o acompanhamento especializado do oftalmologista pediátrico para avaliar a situação de cada criança em particular e, assim, decidir pelo melhor e mais assertivo tratamento.
A prevenção e o tratamento precoce são sempre os melhores remédios.
Na Olhar Prime, você conta com oftalmologistas pediátricos experientes e qualificados prontos para cuidar de você e daqueles que você mais ama.
Agende hoje mesmo uma avaliação.
0 comentários