Muitos são os exames oftalmológicos de rotina, além dos complementares. Entre eles, está o exame de acuidade visual, que também é conhecido como exame de refração. Mas afinal, o que é acuidade visual? Para saber tudo sobre ela e seu respectivo exame, continue a leitura deste artigo.
O exame de acuidade visual realizado por um médico oftalmologista é um dos mais utilizados na detecção do poder refrativo do paciente.
Além disso, ele é capaz de detectar diversas condições e doenças oftalmológicas que podem atingir pessoas de todas as idades, como a miopia, a hipermetropia e o astigmatismo, por exemplo.
É através do nível de acuidade visual que se determina a capacidade dos olhos de distinguirem detalhes de uma imagem. Entenda um pouco mais sobre isso a seguir.
O que é acuidade visual?
A acuidade visual é uma das muitas funções de nossa visão. É através dela que é possível enxergarmos detalhes de uma imagem, dos objetos e de tudo o que nos cerca.
Em termos práticos, isso significa que, quanto mais nítido o paciente enxergar determinada imagem, melhor é a sua acuidade visual.
O teste de acuidade pode ser solicitado por um médico oftalmologista para pessoas de todas as idades, sempre que ele achar necessário.
E ele pode ser realizado de algumas formas diferentes, sendo que dentre as mais comuns estão uma tabela padrão, conhecida como “tabela de Snellen” ou por meio de um aparelho.
O método a ser utilizado vai depender da indicação médica.
Como é realizado o exame de acuidade?
Como citamos, o exame de acuidade visual pode ser realizado de algumas maneiras distintas. A seguir, vamos entender como funcionam as duas principais delas.
Tabela de Snellen
Esse método foi desenvolvido pelo médico oftalmologista Herman Snellen, em 1862, daí deriva o seu nome. Trata-se de uma tabela que apresenta uma sequência de letras em diferentes tamanhos, sendo que as maiores ficam no topo e as menores no final.
A avaliação é realizada com o paciente posicionado a uma distância padrão (5 a 6 metros) da tabela, em que ele fará a leitura dos itens indicados pelo médico.
A leitura deve ser realizada com cada olho, de forma separada. A menor letra que for identificada determinará o nível de acuidade visual do paciente.
O exame de acuidade visual costuma ser realizado rapidamente e, em geral, necessita que a pupila seja dilatada antes da sua realização para a obtenção de melhores resultados.
Potencial de Acuidade Macular
Esse exame é utilizado para identificação de acuidade visual em casos mais específicos, como um pré ou pós-operatório, quando o paciente já possui alguma doença ocular, entre outras situações.
Mais modernos, ele é realizado através de um aparelho a laser, de forma indolor, com precisão maior e de forma ainda mais rápida que a Tabela de Snellen.
Por que é importante visitar seu oftalmologista regularmente?
Visitar o oftalmologista regularmente e fazer os exames necessários sempre que for solicitado, possibilita o diagnóstico precoce de muitas doenças. E já sabemos que iniciar tratamentos precocemente possui mais chances de sucesso, não é mesmo?
Fazendo o teste de acuidade visual e detectando a capacidade de enxergar contornos e formas, é possível saber como anda a sua saúde ocular e tomar medidas preventivas para evitar problemas a longo prazo.
Diante disso, não espere que complicações surjam para procurar um profissional.
Na Olhar Prime contamos com profissionais especializados para te atender e cuidar da sua saúde ocular.
Além do exame de acuidade visual, contamos com diversos exames como mapeamento de retina, teste ortóptico, campimetria, paquimetria, potencial de acuidade visual, tonometria e muitos outros.
Entre em contato conosco e marque a sua avaliação!
0 comentários