A ptose palpebral, popularmente conhecida como pálpebra baixa ou pálpebra caída, trata-se da queda da pálpebra superior em cima dos olhos, podendo ocorrer de forma bilateral (nos dois olhos) ou unilateral (em apenas um dos olhos).
Essa condição médica pode causar principalmente um desconforto estético funcional para o paciente e, em alguns casos, pode interferir na sua capacidade de enxergar.
Quer entender mais sobre essa condição?
Então continue a leitura e saiba mais sobre ela, seus sintomas, principais causas e como é possível corrigi-la. Confira!
O que é pálpebra caída?
A pálpebra caída ou baixa é uma condição que se caracteriza pela queda da pálpebra superior, podendo prejudicar a capacidade de visão, pois o olho tende a ficar mais encoberto do que deveria, gerando desconforto estético e funcional ao paciente.
Os pacientes podem ainda relatar sensação de irritação ocular, cansaço visual no final da tarde, dores de cabeça, dificuldade para manter os olhos abertos, e em alguns casos podem ter a queixa de visão dupla (ver duas imagens de um só objeto).
Quais são suas causas?
As causas que podem levar ao desenvolvimento de pálpebra baixa são basicamente duas: adquirida e congênita. Veja a diferença entre elas:
Adquirida: a ptose adquirida acontece principalmente devido a desinserção do músculo elevador da pálpebra superior, decorrente de traumas, processos alérgicos graves, prurido ocular intenso e também em idosos.
Outras causas menos frequentes incluem doenças degenerativas neuromusculares, distúrbios neurológicos, patologias tumorais.
Congênita: a ptose congênita normalmente é diagnosticada nos primeiros anos de vida, podendo também afetar um ou os dois olhos e está relacionada ao enfraquecimento do músculo elevador da pálpebra. Essas crianças necessitam ser acompanhadas, pois em muitos casos pode resultar em baixa de desenvolvimento visual e baixa visão. A avaliação médica orientará o tratamento.
Principais sintomas da pálpebra caída
Os sintomas de pálpebra baixa vão depender da intensidade do quadro, contudo os mais comuns são:
- Sensação de peso sobre os olhos;
- Dificuldade visual;
- Sombra no campo visual superior;
- Sensação de olhos cansados.
Diagnóstico e tratamentos
O diagnóstico de pálpebra baixa é feito inicialmente com avaliação clínica do paciente e exames de acuidade visual e de campimetria, entre outros. Outros exames poderão ser solicitados aos pacientes, para melhor esclarecimento da causa da ocorrência de ptose.
O tratamento pode ser cirúrgico ou não a depender de inúmeros fatores como por exemplo : idade, comorbidades, limitações visuais, etc.
O procedimento será sempre realizado em centro cirúrgico, com acompanhamento de um anestesista.
Como funciona a cirurgia de pálpebra baixa?
A cirurgia de pálpebra caída ou baixa chama-se cirurgia de correção de ptose palpebral e tem natureza principalmente funcional e estética.
Durante a cirurgia, o músculo elevador da pálpebra superior será analisado e em seguida será feito um encurtamento no músculo elevador da pálpebra, com o objetivo de recuperar sua função, aumentar a sua de abertura vertical e melhorar a sua estética.
O procedimento tem a duração de 1 a 2 horas e é realizado no centro cirúrgico e com o acompanhamento de um anestesista para sedação. Após o término da cirurgia e da recuperação anestésica, o paciente recebe alta orientado. Saiba tudo sobre o risco cirúrgico clicando aqui.
Entre os cuidados no pós-operatórios destacamos:
- o repouso das atividades físicas (academia, bicicletas etc.)
- evitar a incidência solar na face por 30 dias
- o uso de compressas frias sobre os olhos para diminuir o inchaço na região
- usar óculos escuros durante exposição solar
- evitar o uso de lentes de contato nos primeiros dias.
Resultado final
O resultado final do procedimento costuma demorar de alguns dias até meses e, com isso, é importante alinhar as suas expectativas com o profissional responsável pela cirurgia.
Olhar Prime conta com profissionais experientes e qualificados para tratar as suas pálpebras com ptose.
Atualmente, contamos com duas unidades na cidade de Brasília, e você pode agendar sua consulta de forma simples e rápida através do WhatsApp. Confira os números para contato, clicando aqui.
Segurança, previsão e certeza de diagnóstico esperam por você na Olhar Prime!
0 comentários