Identificar problemas oculares pode parecer difícil em determinadas idades, especialmente nos primeiros anos, em que as crianças não sabem expressar seus desconfortos. Por isso, o ideal é levá-las a um especialista em oftalmopediatria desde pequenos, para garantir uma boa visão ao longo da vida.
Segundo dados do Centro Brasileiro de Oftalmologia (CBO), cerca de 20% das crianças têm algum problema visual.
Alguns sinais podem te ajudar a identificar que algo está errado com a visão da criança, como por exemplo, lacrimejamento excessivo, queixas frequentes de dores de cabeça, coceira constante nos olhos, mau desempenho escolar, sensibilidade exagerada à luz, esforço excessivo para assistir ou ler algo, entre outros.
No entanto, nem sempre esses sinais são apresentados, por isso, o ideal é agendar avaliações de rotina com o oftalmopediatra, mesmo sem qualquer queixa.
Pensando nisso, separamos neste artigo 4 benefícios de levar seu filho ao oftalmologista. Continue a leitura e confira-os!
O que é oftalmopediatria?
A oftalmopediatria é uma subespecialidade da oftalmologia que trata as doenças oftalmológicas de bebês e crianças.
Para se tornar um oftalmopediatra, os profissionais passam por três anos de residência, seguidos de dois anos de especialização necessários aos cuidados da visão infantil.
Além de diagnosticar e tratar problemas oculares, os oftalmopediatras possuem um importante papel nas consultas preventivas.
As consultas preventivas periódicas são especialmente importantes pois, em muitos casos, como mencionamos, as crianças não conseguem expressar os seus desconfortos, fazendo com que os problemas visuais se desenvolvam e causem mais dificuldades no futuro.
Diante disso, você pode estar se perguntando “mas será que levar meu filho ao oftalmologista é uma boa ideia?”
Responderemos essa pergunta apresentando 4 benefícios de levar o seu filho ao oftalmopediatra a seguir.
Benefícios de levar seu filho ao oftalmopediatra:
1. Diagnosticar problemas e condições oculares de forma precoce
Levar o seu filho em uma consulta com esse profissional permite que o diagnóstico de problemas e condições oculares seja realizado de forma precoce.
Quanto mais cedo o diagnóstico, maiores as chances de cura, de um tratamento eficaz e de impossibilitar o agravamento de patologias no futuro.
2. Corrigir erros de refração em bebês e crianças
Muitas pessoas acreditam que os problemas de visão surgem apenas quando a criança está aprendendo a ler.
No entanto, erros de refração como a hipermetropia, o astigmatismo e a miopia podem aparecer na primeira infância, prejudicando o desenvolvimento da criança e, posteriormente, o desempenho no período escolar.
Esses erros de refração podem ser corrigidos com óculos, o que também contribui para não haver progressão de qualquer um desses casos.
3. Melhorar o desempenho na escola
Contar com uma boa qualidade de visão pode ajudar a criança a melhorar o seu desempenho na escola, uma vez que não terá dificuldades para enxergar a lousa, livros e cadernos.
4. Mais qualidade de vida para os pequenos
Com uma boa visão, os pequenos também garantem uma interação com o mundo exterior muito melhor, como durante o convívio com outras crianças. Além disso, os riscos de acidentes domésticos ou durante seus momentos de brincar são reduzidos.
Nova clínica da Olhar Prime conta com Espaço Kids
Diante da importância de cuidar dos olhos das crianças, a Olhar Prime conta com especialistas em oftalmopediatria que possuem à disposição equipamentos de última geração para realizar exames, procedimentos e cirurgias que forem necessários.
Isso sem falar que a nova unidade da Olhar Prime conta com um espaço kids para proporcionar um atendimento diferenciado para os pequenos.
Para garantir a saúde visual das crianças que você ama, entre em contato conosco e marque uma consulta com um de nossos oftalmopediatras.
Clique aqui para conhecer os nossos profissionais e suas especialidades.
0 comentários