Às vezes, nosso organismo apresenta algumas reações inesperadas que podem causar um tremendo desconforto, como é o caso do terçol.
Ele aparece de repente na região das pálpebras , causando inchaço, vermelhidão e dores. Na maioria das vezes não é nada grave e desaparece sozinho. No entanto, em alguns casos, os sintomas podem persistir por mais tempo, exigindo maior atenção.
Mas afinal, quais os tratamentos mais indicados para o terçol e quais cuidados devem ser tomados para evitar o seu aparecimento? Respondemos essas dúvidas no artigo a seguir. Acompanhe para saber mais!
O que é o terçol?
O terçol — também conhecido como hordéolo — é uma inflamação em glândulas da pálpebra, que causa um inchaço similar ao de uma espinha, provocando desconforto, principalmente ao piscar os olhos.
Seu aparecimento está relacionado à ação de bactérias do organismo e ao acúmulo de secreções em glândulas presente nas palpebras, o que contribui para a sua proliferação.
Confira os sintomas característicos do terçol:
- Coceira
- Irritação
- Sensibilidade
- Sensação de poeira no olho
- Nódulo (“caroço”) na pálpebra
- Inchaço e temperatura quente na pálpebra
Contudo, ele também pode ser provocado por alterações hormonais, sendo bastante comum em adolescentes e gestantes.
É importante salientar que, apesar de ser causado prioritariamente por bactérias, o terçol não é contagioso.
É possível prevenir o terçol?
Como se trata de uma reação do organismo, é difícil prever ou prevenir o terçol. Porém, alguns hábitos de higiene podem ajudar a evitá-lo, tais como:
- Higienizar o rosto e a região dos olhos com regularidade.
- Não compartilhar objetos que entrem em contato direto com os olhos. Por exemplo, maquiagens, pincéis e toalhas.
- Diminuir o uso de maquiagens e outros produtos que aumentam a oleosidade da pele e fecham os poros;
- Evitar coçar ou levar as mãos aos olhos com muita frequência.
- Lavar as mãos com água e sabão, principalmente quando for necessário levá-las aos olhos.
Como é feito o tratamento?
O terçol pode ser tratado com compressas com água morna pelo menos quatro vezes ao dia por 10 a 20 minutos. Isso ajuda a reduzir a inflamação e aliviar os incômodos. Pomadas a base de antibióticos e anti-inflamatórios prescritos por seu oftalmologista também são cruciais para uma boa evolução.
É importante lembrar que, durante o tratamento, não é recomendável utilizar maquiagens, cremes e lentes de contato.
Caso os sintomas persistam por mais de sete dias, é preciso prestar atenção, pois o problema pode ter evoluído para o calázio, outro tipo de inflamação mais crônica que atinge as glândulas próximas aos cílios. Essa sim, requer um pequeno procedimento cirúrgico que é realizado no consultório do médico oftalmologista.
Em suma, o terçol não é um problema grave e pode ser rapidamente curado, porém, sempre gera um grande desconforto. Para preveni-lo, siga as orientações acima, mantendo a área dos olhos limpa e lavando as mãos com água e sabão.
Caso essas informações tenham sido úteis para você, compartilhe nosso artigo com seus amigos para informá-los sobre como tratar e prevenir o terçol. E, em caso de dúvidas, sempre vá a um oftalmologista. Se precisar marcar uma consulta, clique aqui.
0 comentários