Um exame simples e essencial para prevenção, diagnóstico e acompanhamento de muitas doenças é o mapeamento de retina.
Mas afinal o que é a retina? Para que serve mapeamento da retina? Quanto tempo demora a realização do exame? A resposta para essas perguntas você encontrará ao longo deste artigo.
Entre as doenças oculares detectáveis nesse exame estão: inflamações, glaucoma, descolamento de retina e tumores. Mas também é possível identificar doenças sistêmicas como diabetes, problemas neurológicos, doenças reumáticas e hipertensão.
Sendo assim, é um exame extremamente recomendado pelos oftalmologistas. Continue a leitura para entender um pouco mais sobre ele e sua importância.
O que é retina e qual sua função em nossa visão?
A retina é um revestimento fino no interior dos nossos olhos. Ela é composta por várias camadas de células, incluindo fotorreceptores que captam e registram as ondas luminosas e enviam ao nosso cérebro através de impulsos elétricos, formando assim, a visão.
Podemos comparar o olho com uma câmera, que faz a captura de imagens por meio de raios de luz que entram pela córnea, são transformadas em impulsos nervosos na retina e, por último, decodificadas em imagem.
A retina é dividida em duas camadas principais: a retina neurossensorial (composta por nove subcamadas) e o epitélio pigmentar da retina.
Para que serve mapeamento da retina?
O exame de mapeamento de retina também é conhecido como exame de fundo de olho. E como citamos anteriormente, serve para identificar diversas doenças oculares e também lesões provocadas por outras doenças.
Além disso, esse é um dos exames oftalmológicos de rotina que pode ser solicitado quando o paciente relata dificuldade para enxergar, mesmo quando já faz uso de óculos ou lentes de contato.
Ele geralmente é fortemente recomendado para pacientes com algumas condições como: idade acima de 50 anos, diabetes, hipertensão, miopia, pré-operatórios, que fazem uso de medicamentos que podem causar alteração na visão, crianças etc.
Portanto, além de preventivo, pode ajudar a identificar problemas que muitas vezes não apresentam sintomas na fase inicial, sendo praticamente imperceptíveis.
Quanto tempo demora um exame de mapeamento de retina?
Agora que você já sabe para que serve mapeamento da retina, saiba que o exame é muito rápido, costuma levar cerca de 5 minutos.
Entretanto, para realização do exame é preciso fazer a dilatação da pupila, por isso, o paciente precisa chegar com antecedência no local e estar preparado para os efeitos da dilatação da pupila posteriormente. O horário de chegada deverá ser definido pela clínica responsável pelo exame.
O efeito da pupila dilatada pode durar algumas horas após o exame, por isso é melhor realizá-lo com acompanhante e, assim, conseguir voltar para casa com segurança, sem correr riscos de quedas ou acidentes.
A Olhar Prime realiza esse exame?
Sim, esse é um dos muitos exames realizados na clínica Olhar Prime, onde contamos com os melhores equipamentos para garantir um diagnóstico preciso aos nossos pacientes.
Também contamos com profissionais altamente qualificados e estrutura completa para garantir o conforto que eles merecem.
Atualmente, contamos com duas unidades na cidade de Brasília, e você pode agendar sua consulta de forma simples e rápida através do WhatsApp. Confira os números para contato, clicando aqui.
Acompanhe-nos nas redes sociais também (Facebook e Instagram), lá você confere dicas e curiosidades do mundo da oftalmologia!
0 comentários