Se você possui mais de 40 anos ou convive com pessoas nessa faixa etária, provavelmente a frase “estou com a vista cansada” soa familiar. A vista cansada, como é popularmente conhecida, é o que chamamos de presbiopia.
Essa é uma das doenças oculares mais comuns e trata-se de uma condição natural, ou seja, todos nós estamos sujeitos a tê-la após certa idade.
Ela se diferencia de outros problemas oculares que podem aparecer em qualquer fase da vida, como por exemplo, a miopia e o astigmatismo.
Para esclarecer melhor esse assunto, separamos 6 coisas que você precisa saber sobre essa patologia. Confira a seguir!
1. O que é presbiopia?
Como dito, essa doença faz parte do envelhecimento natural dos olhos, mais especificamente, quando há certa dificuldade para focar em objetos próximos, sendo necessário afastar os braços para conseguir enxergá-los.
Esse problema ocorre quando há perda de elasticidade do cristalino, que é uma das lentes naturais dos olhos, responsável por enxergarmos os objetos com foco, especialmente para perto.
Ou seja, à medida que essa estrutura vai enrijecendo com o tempo, não conseguimos mais enxergar com nitidez objetos próximos.
2. Quais são seus sintomas?
Entre os principais sintomas da presbiopia, podemos citar:
- Dificuldade para ler à distância habitual;
- Visão desfocada ao tentar visualizar imagens e objetos pequenos;
- Necessidade de afastar os braços para conseguir enxergar algo;
- Dores de cabeça após esforço para realizar tarefas que precisam da visão de perto;
- Cansaço nos olhos;
- Necessidade de mais luz quando precisa enxergar algo de perto.
3. Existem fatores de risco?
Além do envelhecimento natural, alguns fatores de risco ajudam no desenvolvimento dessa doença.
Pacientes portadores de diabetes, anemia, esclerose múltipla e tabagistas estão mais sujeitos ao aparecimento precoce da presbiopia.
Estão mais predispostos, também, pacientes que fazem uso de medicamentos como diuréticos e antidepressivos, ou que passaram por traumas e cirurgias intraoculares.
4. Como é feito o tratamento?
A presbiopia pode ser tratada por dois principais métodos: o uso de óculos ou de lentes, em que o objetivo é corrigir esse erro refrativo de perto.
Óculos: o óculos de grau geralmente é a opção escolhida pela maioria dos pacientes com esse problema ocular. Mas há aqueles que não conseguem se adaptar ao seu uso.
Uma pesquisa realizada pelo Ibope juntamente com o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), apontou que 59% dos entrevistados tinham conhecimento sobre a presbiopia.
Porém, 66% deles citaram que seus óculos para tratá-la foram adquiridos por conta própria e sem receita médica.
Lembrando que fazer o uso de óculos de grau sem indicação médica pode ocasionar diversos problemas, além de piorar o quadro.
Lentes de contato: apesar de ter a mesma função dos óculos, alguns pacientes relatam se adaptar melhor com as lentes. Contudo, usar lentes exige alguns cuidados relacionados à limpeza, para que complicações não ocorram.
Portanto, é possível tratar essa condição ocular e, a melhor forma para fazer isso, deverá ser indicada pelo seu médico oftalmologista.
5. Existe cura para presbiopia?
A presbiopia não tem cura. O que existem são tratamentos que permitem que o paciente consiga levar uma vida normal, através das opções que citamos acima.
Até o momento, não existe uma maneira 100% efetiva para recuperar a elasticidade do cristalino dos olhos.
6. É possível realizar cirurgia para presbiopia?
Sim. Além dos métodos citados anteriormente para o tratamento da presbiopia, uma terceira opção é através da cirurgia refrativa a laser ou por meio de implantes de lentes intraoculares.
São procedimentos que costumam ser rápidos e muito eficazes, a depender do caso de cada paciente.
Também não são todos os casos em que ela é recomendada, por isso a indicação médica é tão importante.
Se você leu até aqui e se identificou com algum sintoma dessa doença ou possui um familiar com essas condições, procure um oftalmologista de confiança e comece a cuidar da saúde ocular o quanto antes!
Agende uma consulta com os profissionais especializados da Olhar Prime, e receba o melhor atendimento médico. Clique aqui para entrar em contato.
0 comentários