Cuidar da nossa saúde deve sempre ser uma de nossas prioridades, todo nosso corpo merece atenção constante e, por isso, não podemos nos esquecer dos nossos olhos. Muitas doenças e condições podem ser prevenidas através de um exame ocular, popularmente conhecido como exame de vista, que deve ser feito por um profissional qualificado.
O exame de vista é realizado em uma consulta oftalmológica, em que é possível avaliar a capacidade visual e diagnosticar desde problemas simples até os mais complexos.
A periodicidade para realizar esses exames vai depender de diversos fatores, entre eles a dificuldade de enxergar e o estado de saúde do paciente, além do histórico familiar de problemas oculares.
Mesmo que os cuidados com a saúde dos olhos devam ser constantes, de acordo com dados da pesquisa “Um olhar para o glaucoma no Brasil”, realizada pelo Ibope, é possível perceber que, infelizmente, boa parte dos brasileiros não está ciente da importância de frequentar um oftalmologista.
A pesquisa mostra que uma em cada cinco pessoas com idades entre 18 e 24 anos nunca foi a uma consulta oftalmológica, totalizando 21% do total de entrevistados.
Além disso, 30% dos que responderam à pesquisa acreditam que só precisam ir a consultas regulares com o oftalmologista após começar a usar óculos e 23% dos entrevistados pensam que só devem fazer um exame de vista periódico após perceber problemas na visão.
Como vimos, o cuidado com a saúde ocular ainda é muito negligenciado em nosso país. Por isso, vamos apresentar aqui os principais motivos para realizar o exame de vista regularmente e quais são as doenças oculares mais comuns que podem ser identificadas a partir dele. Continue a leitura.
3 motivos para fazer seu exame de vista regularmente
Existem inúmeros motivos para você ir periodicamente ao oftalmologista, abaixo listamos três dos principais:
- Detectar doenças e condições precocemente
Algumas doenças e condições oftalmológicas podem ser adquiridas por fatores externos, enquanto outras possuem causas hereditárias. E muitas delas são assintomáticas em seu início, sendo descobertas apenas em estágio avançado.
Assim sendo, é importante realizar o exame de vista periodicamente para detectar o quanto antes uma possível doença ou problema e realizar os procedimentos necessários e adequados.
O diagnóstico precoce pode ser a diferença entre um tratamento bem-sucedido ou não.
- Ter dificuldades para enxergar
Independentemente da idade, quando você notar dificuldades para enxergar, seja de perto ou de longe, é preciso procurar um oftalmologista para diagnosticar os motivos desta dificuldade. Portanto, é extremamente importante manter a frequência de consultas e exames de vista.
- Alterar o grau das lentes
As visitas ao oftalmologista por pessoas que fazem uso de óculos ou de lentes de contato devem ser regulares, porém, muitas não seguem essa recomendação.
O grau de um paciente pode sofrer alteração com frequência devido a muitos fatores e, para garantir que não haja desconfortos em seu dia a dia, é necessário fazer este acompanhamento.
Doenças oculares mais comuns detectadas em um exame de vista
Entre as doenças e problemas de visão mais comuns que podem ser detectadas em um exame de vista de rotina estão a miopia (dificuldade para enxergar à distância), a presbiopia (condição natural relacionada ao envelhecimento), o astigmatismo (visão distorcida, desfocada) e a hipermetropia (dificuldade para enxergar o que está próximo).
Já a realização de alguns exames específicos pode detectar doenças como catarata, glaucoma, hipertensão no globo ocular, retinopatia diabética, entre outras.
Como a Olhar Prime pode ajudar em seu exame de vista?
Para garantir a sua saúde visual, a clínica Olhar Prime conta com uma equipe altamente qualificada e comprometida em oferecer o melhor atendimento médico.
Nossas unidades possuem todos os equipamentos necessários para a realização de exames periódicos, procedimentos ambulatoriais e até determinadas cirurgias.
Entre em contato conosco e agende sua consulta!
0 comentários